quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ciclismo


A fotografia não é de grande qualidade. Mostra um parque de bicicletas à porta de uma estação de comboios, algures entre a linha que liga Amesterdão a Delft. Por lá, a bicicleta é um meio de transporte, com direito a vias, parques de estacionamento, mas acima de tudo prioridades: o planeamento urbano coloca-a acima do carro como meio de transporte. Por razões óbvias. 
Por cá, nas Caldas da Rainha, temos um Museu. Não temos ciclovias, nem parques de estacionamento, nem nada. Temos, apenas, um museu do ciclismo. Para que serve, então, esse museu, senão para mascarar a falta de vontade política em tornar a bicicleta uma alternativa de transporte individual?

4 comentários:

Anónimo disse...

É muito importante chamar a atenção para o que está mal (e também para o que está bem). Mas mais importante ainda, é avançar propostas concretas para melhorar.

Maria Paciência disse...

Caro leitor,
Desafio-o a também apresentar críticas, aspectos positivos e propostas. É um dos objectivos deste blog permitir o exercício da cidadania, através da reflexão e do debate sobre o espaço público e das opções políticas que lhe vão dando forma. É assim que ele começa a ser mais nosso e, talvez, menos anónimo, menos feio...

Anónimo disse...

Com todo o respeito, em matéria de anonimato o seu blog não é propriamente um exemplo...

Maria Paciência disse...

Caro leitor, permita-me perguntar-lhe: não é um bom exemplo de quê?